Somente pessoas melhores podem melhorar a empresa

Pois pessoas competentes enxergam os problemas e conseguem atuar sobre eles.

“O que é um problema?”

Na teoria um problema é uma situação indesejável e geralmente inesperada que pode ocorrer tanto com pessoas como com processos, estes podem impedir ou atrapalhar a execução de tarefas. Entretanto quando os problemas ocorrem significa que algo ou alguém pode mudar e assim produzir mais ou gerar resultados melhores.

O mais natural, infelizmente, é que os problemas na maioria das vezes nem sejam identificados, isso ocorre porque os processos e métodos já foram assimilados e já estão arraigados na cultura organizacional, dessa forma os problemas se tornam pontos cegos.

Os motivos para isso são muitos, vou citar dois mais presentes no dia a dia das empresas:

  • Senso Comum: é o conhecimento que se forma em uma determinada cultura com o passar do tempo. Por meio dele, as pessoas baseiam-se em acontecimentos do passado para lidar com o que acontece e procuram referências para resolver qualquer situação. Apesar de ser um indicador de experiência e, por isso, ser vital para lidarmos com problemas o senso comum não se baseia em novas formas de fazer as coisas, o que torna mais complexo perceber aquilo que pode ser melhorado.
  • Postura Ideológica: corresponde a forma como as pessoas lidam com as situações que lhes são apresentadas. Um exemplo disso é quando a empresa resolve fazer mudanças no processo de trabalho, há pessoas que dirão “isso não vai funcionar” ou até que “não precisam mudar” porque já estão acostumadas a fazer de outra maneira e que da maneira que faz funciona.

Podemos chamar isso de resistência à mudanças, que por sua vez está relacionada a postura ideológica de um grupo. Há comodidade, repetição nas rotinas, falta de interesse em inovar e aprender novos jeitos de gerar resultados. O maior problema nisso tudo é a falta de dinamismo e agilidade, sendo que no momento atual as empresas e o mercado necessitam desses fatores em ação.

É neste momento que os treinamentos tanto técnicos como, principalmente, os comportamentais fazem toda diferença na gestão das pessoas e também da empresa. Pois através de ferramentas estudadas, já implantadas em diversas empresas e que comprovadamente geram resultados e sendo aplicadas por profissionais que possuem know-how mudanças significativas ocorrem e transformam o cenário organizacional.

Shirley da Silva

Anjos Consultoria e Treinamentos