Rituais de Passagem

Ao ouvir a palavra ritual é comum já lembrarmos das tribos indígenas e suas celebrações marcantes e muitas vezes dolorosas, como ocorre com a Tribo dos Satere-Mawe, que vivem na floresta amazônica brasileira. Lá, os meninos para se tornarem homens, têm de colocar as mãos dentro de uma espécie de luva tecida com palha pintada e jenipapo por dez minutos. Detalhe: a luva em questão está cheia de formigas Tocandira, cuja picada chega a ser trinta vezes mais dolorosa que a ferroada de uma abelha,e os jovens chegam a ter convulsões enquanto cumprem o ritual.

Fora das tribos, mas aqui mesmo no Brasil, cultivamos uma série de outros rituais não tão dolentes e que possuem o mesmo propósito de simbolizar passagens. O aniversário de um ano do bebê, as formaturas da escola, os quinze anos da menina, os dezoito do garotão, o primeiro emprego, o ingresso na faculdade, o casamento, a compra de um bem que represente a sua independência financeira, o cortejo fúnebre quando a vida termina aqui na terra e não podemos esquecer também das festas de final de ano e início de um novo ano (cada doutrina com sua data). Portanto, durante toda a nossa existência e independentemente do ambiente no qual estamos inseridos, vivemos rodeados por rituais de passagem que marcam o início e/ou término de etapas, conquistas pessoais, perdas e tudo mais que promova a consciência de que estamos em processo de mudanças. Não basta celebrar as coisas boas, também precisamos criar rituais de passagem para encerrar de uma vez por todas aquela fase ruim que parece durar uma eternidade.

O ano de 2020 não foi fácil para ninguém, mas ao olharmos para trás, precisamos agradecer a sorte de termos conseguido superar os dias mais difíceis com fé. Foi um ano de isolamento, ensinamento e reflexões. Tudo o que passamos nos fez mais fortes ! Portanto, faça da virada de ano um momento de passagem para dias muito melhores. Que as próximas 365 páginas da sua vida seja um livro que você sempre terá prazer em reler e que 2021 seja de muita luz, harmonia e prosperidade!

E por favor, lembre-se que estamos a sua disposição para fazer de 2021 um ano de MUITO SUCESSO!