A motivação e seus pontos vitais

A verdadeira chave para a motivação, é fazer uma auto análise e descobrir seus pontos vitais. Você age por razões próprias e não pelo motivo de terceiros.

Descobrindo porque você quer o que quer, você pode criar e configurar essa motivação.

Coisas simples como, dizer palavras positivas ou sorrir para as pessoas, fazendo com que estas lhe retribuam o sorriso, são algumas das forças motivadoras mais eficazes que você pode imaginar. Sorrir por opção indica que a motivação é em parte, um fator interno e que o fato de estar motivado é uma atribuição sua. Suas ações e condutas negativas, geram uma reação negativa; suas ações e condutas positivas, provocam uma reação positiva. O seu sorriso produz uma reação positiva em praticamente qualquer situação.

Uma das qualidades do vencedor é a sua flexibilidade mental, pois estão sempre mentalmente ativos, sempre prontos a adotar idéias novas. Satisfeitos e contudo, querendo mais, realizados e todavia, cheios de sonhos, sabem usufruir o melhor que há e são os primeiros a perceber o melhor que há por vir.

  • A escolha é sua

Algumas pessoas são influenciadas por uma perspectiva negativa; em vez de se entusiasmarem por encontrar soluções ao tomarem conhecimento de um problema, elas perdem a coragem, a motivação e o impulso. São vários os fatores que contribuem para essa reação.

Um deles entra em cena quando a crítica é injusta. Quando alguém recebe uma crítica desmerecida, esta perde a esperança e quer jogar a tolha.

A desmotivação pode ter origem externa, mas a opção quanto a forma de lidar com o evento, sem dúvida, provém de fonte interna.

Você até pode dizer “Isso não é certo!” ou não é justo ou optar por dizer “Que ensinamentos isso me traz?” E após fazer a reflexão continuar indo em frente!

Algumas pessoas simplesmente não conseguem se ver com sucesso. Esses inventores de desculpas vão lhe dizer que nunca tiveram uma chance, que não tem sorte, que não conhecem ninguém importante, que estavam no lugar errado, na hora errada, ou que ninguém gosta deles.

Mesmo pessoas que nunca tenham tido uma chance, ainda são capazes de sonhar.

Mas não o fazem. Elas se recusam a ver a si mesmos, como gente de sucesso e querem que você se junte a elas.

Lembre-se: “Se você pensa que pode, ou pensa que não pode, de qualquer modo tem toda a razão.”

Henry Ford

Todos nós podemos realizar muito mais coisas na vida, mas primeiro temos que acreditar nisso. Acreditar não poder realizar algo é o meio de torná-lo impossível.

Existe uma grande diferença entre querer uma coisa e estar pronto para receber. Quando se está realmente pronto para alguma coisa, ela não deixa de acontecer. E ninguém está pronto até acreditar que pode conseguir o que quer. Podemos desejar intensamente algo, mas se não acreditarmos em nossa capacidade de conquistá-lo, estaremos enviando uma mensagem contraditória para o nosso cérebro. A consequência dessa contradição, é uma atitude cética, que não nos mobiliza o suficiente para superar as dificuldades que normalmente serão encontradas ao longo do caminho e que nos levará até nosso objetivo. Teremos uma vaga esperança de conseguir algo, o que não tem nada haver com a postura de forte convicção encontrada nos vencedores.

Todos nós conhecemos pessoas que raramente experimentam as conquistas, que antes de fazer qualquer coisa, elaboram uma longa lista de justificativas para explicar de antemão, as razões que a impediram de atingir seu objetivo. E depois de todo esse alto derrotismo, elas finalizam o discurso com um “mas eu vou tentar!” Você confiaria em alguém que lhe diga “Eu vou tentar”?

A imagem que se tem desses, é que apenas vão dedicar um envolvimento relativo e isso não é suficiente para conquistar a confiança das pessoas.

O grande problema ao qual devemos ficar atentos, é o fato de que a maior parte das pessoas que se limitam, não se contentam em impor limites ao próprio desempenho e sim fazer o mesmo com outras pessoas.

Você começa a melhorar sua qualidade de desempenho, a partir do momento em que deixa de se contaminar, identificando as ocasiões em que isso normalmente ocorre no seu dia a dia.

Essa consciência é a primeira vacina contra essas influências limitadoras. Sem essas tampas limitadoras, você vai estar pronto para deixar jorrar o imenso manancial de energia que todos nós temos e que vai ajudá-lo a ser tudo aquilo que quiser e puder.

Lembre-se: “Acreditar em limitações sem testá-las, pode transformar-se em profecia auto cumprida”.

Momento de Reflexão

Certa vez uma indústria de calçados aqui do Brasil abriu a exportação de sapatos para a Índia e mandou dois de seus vendedores a pontos diferentes do país, para fazerem as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado. Após alguns dias de pesquisa, um dos vendedores enviou o seguinte fax para a direção da indústria: “Senhores, cancelem o projeto de exportação de sapatos para a Índia; aqui ninguém usa sapatos.

Sem saber desse fax, alguns dias depois, o segundo vendedor mandou o seu: “Senhores, tripliquem o projeto de exportação de sapatos para a Índia; aqui ninguém ainda usa sapatos”.

Lembre-se: “O pensamento é a origem de tudo. Tudo o que existe, se originou no pensamento de alguém. Podemos dizer que todas as coisas são criadas duas vezes, uma no pensamento e outra na matéria. O pensamento é o mundo das causas e a matéria é o mundo dos efeitos. Hoje você é resultado de tudo que pensou até aqui e amanhã vai ser conseqüência de tudo que pensar até lá.”

Considerações:

  • Tudo começa com uma atitude mental correta
  • O sucesso mental é o diferencial competitivo do vencedor
  • A pessoa entusiasmada é capaz de mudar o mundo
  • Motivação é igual a motivo para a ação, descubra a sua e desfrute os resultados.
  • Acredite em uma limitação sem testá-la e se torne profeta.
  • Se você pensa que pode ou que não pode, de qualquer forma você tem razão.
  • O pensamento é a origem de tudo