O sucesso é constituído por algumas características e elas são qualidades que você aprende e adquire ao longo do tempo.

O grau de sucesso que você desfruta normalmente, está associado ao número dessas qualidades que você exercita.

Amor pelo que se faz

Periodicamente escutamos alguma celebridade ou alguém falar, que o componente fundamental em qualquer setor, principalmente no profissional, é “amar o que se faz”.

Amar o que se faz é fundamental, mas amar cada aspecto ou cada fase do que se faz é desnecessário.

Você pode ter uma profissão ou um emprego que adora, mas o que acontece quando a empresa passa por dificuldades e você tem que fazer uma enorme quantidade de horas extras no escritório? Você luta com a folha de pagamento, as divergências seguem na administração e a tensão impera no ambiente de trabalho? Você tira o time porque o trabalho deixou de ter graça?

Se você ama o que faz e não cada fase, você tem um compromisso com uma carreira, o seu trabalho e a determinação de todos, superam as dificuldades e a empresa alcança novamente seu potencial!

Existe uma exceção: Caso surja uma oportunidade e você sinta que está aproveitando-a e não abandonando o problema, você provavelmente está dando uma boa virada profissional.

Isso é importante, principalmente se você colocar na balança, que não pode sempre tirar o seu time de campo.

Disciplina

A palavra provém de discípulo e mais do que qualquer coisa, significa manter a mente sob controle. É algo que você faz por você e pelos outros, não algo que você faz para você e para os outros. Esta segunda chama-se punição.

Lembre-se: “Disciplinando-se para fazer aquilo que precisa fazer quando é preciso fazê-lo, você chegará a um ponto em que poderá fazer o que quiser quando quiser fazê-lo.”

Hoje, quando é dada mais ênfase aos direitos do que as responsabilidades, a disciplina e o caráter para aceitar as responsabilidades, são complementos bem vindos à fórmula do sucesso.

Convicção e compromisso

O sucesso começa com o desejo de ser bem-sucedido e a convicção de que você pode ser bem sucedido. Só então você faz planos para realizar o objetivo de alcançar o sucesso. Feitos os planos, você deve estar disposto a assumir um compromisso com eles.

Mas para assumir um compromisso, você deve ter um plano de ação para cumprir esse compromisso.

Para desenvolver um desejo ardente de ser o melhor, você precisa compreender e se concentrar no seu propósito.

Somente você pode identificar o seu propósito e articular as metas dele. Olhe para dentro de você e se pergunte:

1- Onde eu estive?

2- Por que estou aqui?

3- Para onde eu vou? Ou Onde quero chegar?

Saber onde você quer chegar e como irá chegar lá, lhe dá um senso de propósito. Esta por sua vez, lhe oferece um motivo para assumir um compromisso com o seu próprio sucesso.

Trabalho árduo

Sim, ele é necessário na sociedade de hoje, onde muitas pessoas são como um companheiro que, ao lhe perguntarem há quanto tempo ele trabalhava na empresa, logo respondiam “Desde que ameaçaram me demitir!”

Infelizmente, muitas pessoas só pensam em levar a sério seus empregos, quando estão correndo perigo.

Em vez de esperar ser castigado por agir com displicência e negligenciar suas responsabilidades, porque não empenhar-se e tirar da cabeça essa sensação de temor ou perigo iminente? Liberte-se já, se empenhando ao máximo em todas as situações.

Lembre-se: “Talento nunca é suficiente. Com poucas exceções, os melhores jogadores são também os que mais trabalham.”

Earving Magic Johnson

Caráter

Para manter o caráter, é preciso que você seja coerente em suas ações, que respaldam suas palavras. Cada uma de suas ações é um indicador de seu caráter.

Quando o açougueiro mostra o belo lado de um filé através de um plástico transparente e você chega em casa e vê que o outro lado é que contém toda a gordura e os ossos, você, com toda razão se sente enganado.

As qualidades relativas ao caráter, não estão aí à disposição de quem quiser.

Você não pode herdar o caráter, mas pode aprender a tê-lo e demonstrá-lo. A medida dele, não é o que você herda de seus ancestrais, mas sim o que você deixa para todos ao seu redor.

Persistência

É óbvio que a persistência não é o único fator do sucesso, mas o intrigante em relação a ela é que, quanto mais você persiste, mais voltado para o seu objetivo você se torna. Aqueles que desistem diante do primeiro obstáculo, nunca desenvolvem a criatividade, que é a maior recompensa por manter um compromisso e persistir até alcançar o objetivo.

Nunca desista de um sonho! Por que? Porque quando deixa de sonhar e começa a lamentar, esse é o verdadeiro início da velhice.

Um sonho nunca morre, nós é que os matamos. A persistência é uma característica que os vencedores tem de possuir. Mas cuidado para não confundir persistência com teimosia.

O teimoso fica tentando atingir um objetivo da mesma forma, o tempo todo, sem levar em consideração as experiências anteriores. Já o persistente quando não consegue seus objetivos, reavalia a experiência anterior e tenta de outra maneira.

Lembre-se: “Vencedores jamais desistem… Aqueles que desistem jamais vencem.”

Momento de Reflexão

Pobre de ti se pensas ser vencido,

Tua derrota é caso decidido.

Queres vencer, mas como em ti não crês,

Tua descrença esmaga-te de vez.

Se imaginas perder, perdido estás.

Quem não confia em si, marcha para trás.

A força que impele para frente

É a decisão firmada em tua mente!

Muita empresa esboroa-se em fracasso.

Ainda antes do primeiro passo.

Muito covarde tem capitulado

Antes de haver a luta começado!

Pensa em ser grande, e os teus feitos crescerão.

Pensa em ser pequeno, e irás depressa ao chão.

O saber querer é poder arquipotente,

É a decisão firmada em tua mente!

Fraco é aquele que fraco se imagina

Olha ao alto, o que ao alto se destina

A confiança em ti mesmo é a trajetória

Que te levará aos altos cimos da vitória!

Nem sempre o que mais corre a meta alcança

Nem mais longe o mais forte o disco lança.

Mas o que, certo de si, vai firme e em frente

Com a decisão firmada em sua mente!

RESUMO

  • Seja eficaz e permaneça no jogo
  • Um vencedor é de 8 a 10 vezes mais produtivo que os demais
  • Viva a beleza de ser um eterno aprendiz, mesmo que você já seja um mestre
  • Amor pelo que se faz, disciplina, convicção, compromisso, trabalho árduo, caráter e persistência são algumas qualidades de quem está comprometido com o sucesso.
  • Vencedores jamais desistem…