Você já se esforçou para evitar um encontro com uma pessoa deprimente?
Já fez o impossível para ter a oportunidade de ficar ao lado de uma pessoa positiva e entusiasmada – aquela que faz com que todos a sua volta se sintam bem?
Qualquer um, até mesmo os seus clientes, querem ficar ao lado de um vencedor. A sua atitude irá determinar se as pessoas irão correr para você ou de você! A atitude é um ingrediente crítico do seu sucesso. Sua atitude mostra como se sente com relação a:
De fato, dentre as qualidades que um vencedor deve ter, a atitude entusiasmada, na maioria das vezes pode ser decisiva.
A importância do entusiasmo.
Entusiasmo vem do grego e significa ter um Deus dentro de si. Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que possuía um dos deuses e por isso podia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres, a deusa da agricultura, a sua colheita seria farta e assim por diante. Segundo os gregos só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer e conquistar seus objetivos.
Assim, o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa você acreditar que algo vai dar certo. No mundo de hoje, na empresa moderna, é preciso ser entusiasmado. O profissional entusiasmado é aquele que acredita na sua capacidade de transformar e fazer dar certo qualquer coisa. Entusiasmado é aquele que acredita em si. Acredita nos outros e na força que as pessoas tem de transformar o mundo e a própria realidade.
Quando vemos alguém colocar entusiasmo naquilo que faz, logo percebemos a qualidade de sua performance. Normalmente é uma pessoa envolvida e comprometida em fazer o melhor o tempo todo. A consequência dessa atitude é a realização de objetivos que só os vencedores conseguem alcançar.
Os vencedores põem o coração em seus esforços. Comprometem-se com o resultado e se mobilizam, fazendo tudo aquilo que podem nas fases de preparação e de realização.
A consequência é um resultado proporcional a todo esse envolvimento e comprometimento.
Lembre-se: “Não é digno de saborear o mel, aquele que se afasta da colmeia com medo das picadas das abelhas.”
A motivação e seus benefícios
A motivação é uma poderosa ferramenta para o sucesso. O seu grau de motivação para continuar progredindo, determina a grande realização das metas que você estabelece na vida. Mas a recompensa por sentir-se motivado, não é simplesmente a pura realização de metas. Os benefícios adicionais são vários e podem mudar a sua vida.
“Ninguém pode motivar você a não ser você mesmo”.
Existem dois tipos de motivação:
A recompensa é a mais motivadora das informações. Compreendendo perfeitamente esses benefícios, você pode fazer da motivação pessoal um hábito para a vida toda. Vejamos as recompensas.
Como o uso da motivação em seu benefício, começa a partir do momento em que você compreende o que ela é, reserve um minuto para pensar no significado.
Motivação – motivo para a ação, significa estar pronto para agir.
Você pode conhecer cada detalhe de como ser bem sucedido, mas precisa estar pronto para agir.
A ação é o que separa as pessoas realmente de sucesso, dos sonhadores. Também destaca a diferença de uma boa idéia e uma idéia de sucesso. Até aqui, seu plano não passa de uma boa idéia. É uma idéia que irá ajudar você a obter o sucesso que deseja na vida, se você o puser em ação.
Muita gente tem boas idéias. Boa parte delas até sabe o que é preciso fazer para torná-las realidade. Mas é a capacidade de organizar os seus conhecimentos e agir, que diferencia os que falam muito dos que fazem muito.
As metas e planos que você vê diariamente, irão dominar os seus pensamentos e em função disso farão você agir. Dê um passo a cada dia. Comece lentamente, com passos pequenos no início. A medida que você adquirir o hábito da realização, poderá dar passos maiores.
Momento de Reflexão
Há uma história muito repetida no Extremo Oriente, sobre o avô chinês que todos os dias de sua vida levantava-se cedo, subia até o alto de uma colina próxima que escondia o raiar do sol, pegava um seixo, descia o morro e jogava o seixo do outro lado de um riacho perto de sua casa. Seu filho e seu neto o ajudavam na tarefa. “Por que fazemos isto? “ Finalmente o neto perguntou:
O garoto retrucou – Mas vovô, o senhor nunca vai ver essa mudança.
É verdade – respondeu o avô – mas sei que algum dia a colina mudará de lugar.