A fórmula do sucesso começa com a atitude mental correta e inclui o acréscimo das habilidades certas e da filosofia certa, a descoberta de uma direção e a construção de uma base de caráter.
Hoje mais do que nunca, é comprovado o poder da mente nos domínios físico e emocional. Logo, ser saudável também implica o bem pensar. Bons pensamentos também nutrem e revigoram, assim como o contrário intoxica.
O auto conhecimento é a palavra chave, indicada pela maioria dos especialistas para adentrar o portal do equilíbrio. Não é caro nem requer muito tempo. Um pouco de honestidade para encarar as próprias emoções é o primeiro passo.
O segundo passo rumo a uma mente sadia, é desenvolver habilidades para gerenciar os próprios sentimentos – “É preciso criar coragem para uma viagem interior, para uma revisão dos seus impulsos, dos seus valores”.
O sucesso mental é o diferencial competitivo do vencedor e começa na dimensão do ser. Para sair da mesmice, precisamos desenvolver um diferencial, ou seja, aquilo que nos distingue dos demais. Um somatório de qualidades e atitudes que nos faz ter resultados que os outros não conseguem obter.
A vida é constituída do ser, do fazer e do ter. Nenhum é mais importante do que o outro. Todos são importantes para se viver bem. Só que alguns ficam tão obcecados pelo Ter, que acreditam que tendo o que as pessoas bem sucedidas tem, vão fazer o que elas fazem e como consequência, serão também bem-sucedidos. A experiência mostra que isso é nadar contra a correnteza. Experimente o seguinte fluxo: ser-fazer-ter.
Quando a pessoa se habilita no nível do ser, passa a ter condições de fazer coisas especiais, ou diferenciadas, que os outros não estão dispostos ou em condições de fazer. Como consequência, passam a ter os resultados que só os vencedores tem.
Desde muito cedo somos ensinados a dirigir nossa atenção para fora de nós. Uma das consequências disso é que, quando as coisas em nossa volta estão indo bem, nosso interior também está bem.
Mas, quando as coisas no exterior não estão bem, nós também não estamos bem. Quando a pessoa começa a conhecer melhor seu mundo interior e percebe a interação existente entre ele e o mundo exterior, fica mais claro que, quanto melhor está seu interior, mais isso se refletirá no mundo a sua volta.
Se o exterior estiver bem, continuará influenciando o interior. Quando você começa a se beneficiar desse processo, uma de suas maiores constantes, passa a ser o desejo de crescer, de evoluir e de ser mais do que é no momento. São essas pessoas, que pelo processo de evolução, contribuem para tornar o mundo um lugar muito melhor para se viver.
Lembre-se: “Crescimento e melhoramento são almas gêmeas.”