Ouse fazer e o poder lhe será dado!

Como está sua taxa de ousadia? Quanto você tem ousado? Se você se repete a cada dia, a cada semana, que chances você dá para a mudança?

Crie um jeito diferente para trabalhar, para viver.

Esse é o primeiro passo para quem quer mudar, para quem quer se transformar. As pessoas normalmente esperam a vontade chegar e depois agem. Está errado. Se você quer acompanhar o seu tempo, precisa ser emocional e racional. O pensamento deve vir primeiro. Tome a decisão e comece. Pense e aja, porque enquanto você faz, a vontade chega: vença a inércia!

Você acha que trabalha muito e por isso não consegue fazer mudanças?

Vamos tentar entender de maneira clara, limpa e totalmente indiscutível, que na prática e na realidade isso tudo não passa de um tipo de inércia.

Vamos praticar matemática: Multiplique 80x365x24, se você chegou ao número 700.800 saiba que ele corresponde à nossa expectativa de vida, no nosso nível de recursos culturais, financeiros e de conforto. Portanto você acaba de descobrir quantas horas há em 80 anos.

Teoricamente você viverá 700.800 horas.

Ótimo! Agora vamos multiplicar 8x5x46x40. Se você trabalha normalmente 8 horas por dia, um dia pelo outro, durante cinco dias por semana; durante 46 semanas por ano, e 40 anos no máximo. Então você acaba de descobrir o número 73.600 que eqüivale ao número de horas que trabalhará durante toda a sua vida. Isso significa que você só trabalha 10,5% de todo o seu tempo. Vamos agora ao o que é realmente importante, os outros 89,5%.

Antes porém multiplique sua idade por 365 e acrescente os dias desde o seu último aniversário até hoje. Depois multiplique por 24. Você acaba de encontrar o total de horas que viveu até hoje. Agora multiplique esse número por 10,5%. Você acaba de encontrar o total de horas que trabalhou até hoje.

Agora se pergunte “O que você faz ou está fazendo com os 89,5% do tempo que já viveu?

É bom lembrar que 33% do seu tempo é gasto dormindo. Portanto some os 10,5% de trabalho aos 33% de descanso e você terá 43,5%, restando apenas 56,5% do seu tempo a sua inteira disposição para fazer higiene, compras, sexo, passeios, refeições, assistir a filmes, novelas, mas principalmente, para ficar dizendo a todos que não tem tempo para mudar.

Veja que nos itens dormir e trabalhar, na maioria das vezes você não é dono de si mesmo e portanto, não é o dono do seu tempo. Mas você ficou com 56,5% do seu tempo inteiramente em seu controle. Do total de 700.800 horas de vida 395.952 são inteiramente suas.

Quanto do seu tempo é dedicado à mudanças e, portanto ao seu crescimento como ser humano?

Faça a seguinte mudança: eleja a si mesmo como prioridade mais importante da sua vida.

Passe a ler durante uma hora por dia, todos os dias de preferência a livros motivacionais. Participe sempre de eventos culturais. Procure mudar seus hábitos diários e acrescentar novos objetivos em sua vida.

Lembre-se: “Se mudar seu comportamento, sua atitude mudará.

Sua atitude mudará e sua confiança crescerá.”

A verdadeira dificuldade não está em aceitar as novas idéias, mas em escapar das antigas.

Muitos afirmam que têm facilidade de aceitar novas idéias, mas na prática o que se constata é um apego exagerado a idéias e procedimentos antigos. Esse apego é tanto maior quanto mais úteis foram as idéias no passado. A pessoa fica tão apaixonada pelo procedimento anterior que não percebe que as circunstâncias mudaram e novas atitudes precisam ser tomadas para se obter melhores resultados. Entra então em cena a resistência à transformação, que é um tremendo freio de mão do aperfeiçoamento humano. Essa resistência a mudanças pode ser expressa por frases que fariam parte do cemitério das boas idéias, em lápides nas quais estariam escritas “Jóias” do repertório daqueles que resistem às novidades, exemplos:

  • Em time que está ganhando não se mexe;
  • Senão está quebrado, para que consertar; e
  • As coisas sempre foram feitas assim.

Cada disciplina, filosofia e ensinamento que contenha orientação para uma vida feliz, repousa em um ideal superior. Não é difícil perceber que a vida é expansão. Procure ampliar seus sonhos, planos e aspirações. Eleve seus pensamentos, procedimentos e hábitos. Alargue sua mente e sua visão. Expanda-se e prepare-se para colher os frutos dessas mudanças de padrões.

O essencial para que se opere uma mudança, é estar pronto para ela. Só estaremos prontos quando compreendermos três pontos.

PRIMEIRO: Identificar os benefícios que teremos ou as perdas que vamos evitar com essa mudança.

SEGUNDO: É muito mais fácil continuar exatamente onde nos encontramos, porque não é preciso nem uma gota de suor para deixar de fazer alguma coisa. Há muito tempo se diz que o começo é mais do que a metade do todo.

TERCEIRO: Tenha consciência de que cada vez que nos decidimos por alguma mudança, estamos, simultaneamente, afastando-nos de algo conhecido.

Todas as idades são certas para começar ou recomeçar a mudar algo e se tornar um vencedor na vida.

Lembre-se: “Quem se apega ao passado fica estagnado. O passado deve ser um trampolim, não um sofá.”