A Mudança

Estamos vivendo a época das maiores transformações na história da humanidade. Nunca houve tantas mudanças ao mesmo tempo. Quem nasceu nos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX começou e terminou no lombo de um burro, na carruagem, na diligência. Já quem nasceu no século XX começou no lombo de um burro, e não sabe como ele terminou. Imaginemos agora as mudanças que acontecerão no século XXI. Viver hoje é, pois um desafio muito maior do que viver tempos atrás. Viver hoje exige de cada um de nós principalmente uma grande adaptação à mudança. São três as características de nossos dias: o dinamismo, a instabilidade e a evolução.

Essa velocidade  gera uma instabilidade que hoje tem que ser compreendida como parte integrante do nosso cotidiano. Não esperemos a estabilidade. O ritmo de mudança é tão violento que a estabilidade é coisa do passado. Temos que aprender a viver com a instabilidade. Viver hoje exige um constante esforço de rompimento com o passado, com a linguagem, conceitos e modos com que sempre fizemos as coisas. Exige uma grande disposição para mudança e para novidade. E além disso precisamos ser ágeis. Hoje não é o maior que comerá o menor, mas sim o mais rápido que vencerá o mais lento. Agilidade no processo de tomada de decisão é hoje, vital para a sobrevivência pessoal, profissional e da empresa. Decidir com rapidez, coletar, estudar e disseminar para nosso pessoal, informações relevantes sobre nossos clientes, são fatores fundamentais para o sucesso empresarial. Estamos na era do conhecimento e a informação é o recurso fundamental.

Conquistará o cliente, as pessoas que estão a sua frente e ao seu lado, aquele que detiver, estudar e colocar a serviço de seu negócio a maior gama de informações. Fazer parte do hoje com sucesso total é pôr muito mais cérebro do que músculos.

As mudanças são tão profundas que é necessária uma transformação, palavra mais adequada.

O caminho a ser trilhado é individual e intransferível, cada um tem o seu.

Vamos à algumas dicas:

  • Desenvolva ao máximo sua autonomia, mas busque o equilíbrio.

Nem dependência, nem independência. ambas são ultrapassadas. Hoje, os profissionais ou estão em situação de dependência ou independência, extremos que na maioria das vezes não são bons. Devemos buscar o meio termo. O ideal é a interdependência: que é a união de autonomia com relacionamento.

  • Preocupe-se em desenvolver competência. Ou ocupe-se aprendendo. A novidade é que essa competência não deve ser nem especializada nem generalizada. Assim sendo você é um profissional que tem sua competência, sua área específica, mas entende do global.

Ele tem uma visão global das pessoas, da empresa, da família, dos negócios e do mercado. Quem consegue enxergar o todo agrega significado e valor ao trabalho e o resultado é motivação e alto desempenho.

  • Vença a Inércia.

Ouse fazer, e o poder lhe será dado!