Pois pessoas competentes enxergam os problemas e conseguem atuar sobre eles.
“O que é um problema?”
Na teoria um problema é uma situação indesejável e geralmente inesperada que pode ocorrer tanto com pessoas como com processos, estes podem impedir ou atrapalhar a execução de tarefas. Entretanto quando os problemas ocorrem significa que algo ou alguém pode mudar e assim produzir mais ou gerar resultados melhores.
O mais natural, infelizmente, é que os problemas na maioria das vezes nem sejam identificados, isso ocorre porque os processos e métodos já foram assimilados e já estão arraigados na cultura organizacional, dessa forma os problemas se tornam pontos cegos.
Os motivos para isso são muitos, vou citar dois mais presentes no dia a dia das empresas:
Podemos chamar isso de resistência à mudanças, que por sua vez está relacionada a postura ideológica de um grupo. Há comodidade, repetição nas rotinas, falta de interesse em inovar e aprender novos jeitos de gerar resultados. O maior problema nisso tudo é a falta de dinamismo e agilidade, sendo que no momento atual as empresas e o mercado necessitam desses fatores em ação.
É neste momento que os treinamentos tanto técnicos como, principalmente, os comportamentais fazem toda diferença na gestão das pessoas e também da empresa. Pois através de ferramentas estudadas, já implantadas em diversas empresas e que comprovadamente geram resultados e sendo aplicadas por profissionais que possuem know-how mudanças significativas ocorrem e transformam o cenário organizacional.
Shirley da Silva
Anjos Consultoria e Treinamentos